7 mai
2014
Postado em: Jornal
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Estudando Jornal: Manchete

O jornal na sala de aula: Manchetes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

•  Utilizar  o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

• Conhecer  a função dos jornais, como são organizados, de que temas tratam.

• Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função (diagramação, fotografia, ilustrações, tamanho e tipo de letras, gráficos e tabelas).

• Identificar e ler manchetes e títulos.

• Conhecer a primeira página de um jornal e seus elementos.

• Produzir manchetes a partir de imagens.

. Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa,
  • trabalho em grupos,
  • debate;
  • texto impresso;
  • jornais variados;
  • produção de texto.

 

DESENVOLVIMENTO

1ª atividade: Lendo diferentes jornais

1)     O professor leva para a sala diferentes jornais. Caso seja necessário, poderá acessar esse material na internet.

2)     Com a turma organizada em duplas ou trios, o professor entrega um jornal para cada equipe solicitando que  explorem  livremente o material recebido.

3)     Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir da questão: O que mais chamou sua atenção? Justifique.

4)     O  professor solicita que os grupos explorem novamente o jornal observando: o cabeçalho (nome, local e data), seu tamanho, sua composição (número de cadernos, por exemplo: principal, esportes, informática, cultura, turismo, infantil, rural etc.), a composição dos diferentes cadernos (seções: editorial, entrevista, artigos de opinião, coluna política, coluna sobre economia, coluna social, horóscopo, notícias locais, nacionais, internacionais etc.), textos encontrados nas seções: diferentes gêneros (notícia, informação, artigo de opinião, entrevista, anúncio, propaganda)

5)     Após a socialização, o professor propõe que os alunos identifiquem qual é o interlocutor que o jornal deseja atingir, ou seja, para quem foi escrito.

6)     O professor solicita que o grupo:

a.      Escolha  uma notícia ou reportagem (notícia mais detalhada) que mais tenha interessado ao grupo.

b.      Leia, interprete e comente a notícia selecionada.

c.      Prepare uma apresentação da notícia em um jornal falado.

7)     O professor realiza a apresentação do jornal falado e faz os comentários necessários, chamando a atenção da turma para a diferença entre um jornal falado e um escrito.

 

2ª atividade: Lendo e entendendo a primeira página do jornal

 

1)     O professor apresenta a imagem abaixo solicitando que os alunos observem também a primeira página do jornal que está no grupo.

0000008793   

 

2)     Em seguida, o professor propõe a identificação dos elementos principais da primeira página: cabeçalho; manchetes; chamadas das notícias e seus títulos; remissão (só o título e a indicação da página onde a notícia se encontra internamente no jornal).

3)     Com o objetivo de reforçar as informações anteriores, o professor apresenta, com base nos textos abaixo os conceitos contidos neles:

MANCHETE: É o título principal que indica a notícia mais importante do jornal. Existe a manchete principal do jornal (na primeira página) assim como a manchete de cada caderno, seção ou página. Onde encontrar: a manchete é sempre aquela que vier graficamente com maior destaque, ou que tiver letras mais carregadas na tinta.

Como podemos observar, a PP de um jornal é formada, basicamente de manchetes e chamadas que prendem a atenção do leitor. A PP tem a função de incentivar o leitor a comprar o jornal. Para essa finalidade, as manchetes devem ser objetivas e chamativas.

O cabeçalho de um jornal é composto por todos os dados referentes àquela edição: nome do jornal em destaque, data, horário da impressão (para jornais de grande porte e com vários horários de impressão da capa), número da edição, responsáveis por ela, ano do jornal. São esses dados, com exceção dos nomes dos responsáveis e do horário, que compõem a citação bibliográfica, apenas restando o nome do repórter e a manchete da reportagem que a escreveram.

3ª atividade: Lendo manchetes  

1)      O professor deverá trazer para sala a primeira página de vários jornais para a leitura.

2)      Em seguida, propõe uma discussão a partir das questões:

a)      O que essas imagens nos apresentam? (notícias e fotos são as respostas mais comuns)

b)      Qual a manchete de cada um desses jornais?

3)      O professor apresenta as imagens dos  jornais solicitando que os alunos identifiquem as manchetes de cada um deles e complete o quadro com essas informações:

  JORNAL PRINCIPAL MANCHETE

 

4ª atividade: Criando manchetes

1)     Com a turma ainda em grupos, o professor entrega a cada um deles uma  imagem diferente de jornal, solicitando que criem uma manchete para ser colocada na primeira página de um jornal.

2)     O professor socializa as produções dos alunos e faz os comentários necessários.

 

 Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura das primeiras páginas dos jornais apresentados, o preenchimento do quadro com as manchetes, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22432

 

 

 

 

 

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